← Voltar

Resolvendo o Erro Cannot Set LC_ALL no Slackware

Autor: Jefferson 'Slackjeff' Rocha
Atualização: 18/09/2018

Mão na massa!

Depois de compilar e atualizar alguns pacote do GIMP no meu Slackware acabou que dando um bug no meu i3wm na barra i3status, e também se eu digitasse um comando que não existia ele retornava as acentuações todas bugadas!
Normalmente quando um erro deste acontece já sabemos o real motivo, fui ver se nas configurações em /etc/profile.d/lang.sh estava setado certo a linguagem e sim estava tudo certo! dei um echo na variável de ambiente $LANG e também estava tudo certinho, o primeiro passo foi descartado, então comecei pelo problema do i3status para ver se a solução se resolveria, basicamente o erro que me retornava no i3status era:

"Error:status_command process exited unexpectedly (exit 1)"

Esse erro é muito genérico e não tem como saber qual real motivo do erro! O jeito foi ir para o console de navegação e ver melhor qual o erro definitivo que estava acontecendo, presionei CTRL + ALT + F1 e verifiquei as mensagens que estavam rolando, o i3 estava apontando um erro mais "resolvido" estando reclamando da variável 'LC_ALL' e 'LC_C'. "locale: Cannot Set LC_ALL to default locale: No such file or directory."

Rodei o comando locale e o verifiquei que estava dando um erro na variável LC_C a coisa começou a ficar mais confusa e ai comecei a trabalhar em cima deste erro! O jeito que eu resolvi o erro no i3status foi muito fácil, eu rodei o comando localedef com alguns parâmetros e já era, como usuário comum:

$ localedef -v -c -i en_US -f UTF-8 pt_BR.UTF-8

Os parâmetros usados no localedef:

  • -v Verbose
  • -c Force, cria saída mesmo que a mensagem de aviso forem produzidas
  • -i Input File, arquivo de entrada
  • Pressionei meu keybind que no caso é o ALT, 'ALT + SHIFT + R' para reiniciar o i3wm e tchararan, tudo funcionando normalmente!


    Deixe seu comentário!