30 mil inscritos, obrigado.

April 07, 2024 — Jefferson Carneiro

Hoje dia 07/04/2024 batemos a marca de 30 mil incritos no canal do youtube. Um jornada longa e que não foi fácil desde o começo. Já contei a historia mais de mil vezes mas vale resumir para quem está chegando agora. Iniciei o canal no final de 2016, o canal a qual me inspirei foi o toca do tux e o canal diolinux, eu tinha que compartilhar as minhas experiencias com as pessoas então pensei "Pq nao?". Então este ano fazem 8 anos do canal e chegando a marca de quase 1000 videos publicados. E agora tbm com 30k de inscritos.

30k

Leia mais...

Power Bank HMASTON 966, 10000mah

April 04, 2024 — Jefferson Carneiro

Dificultoso estar na rua e acabar a bateria, ainda mais eu e minha esposa que dependemos de transportes como uber. Isso aconteceu várias e várias vezes, quando mais se precisa a bateria morre. Ontem fui resolver algumas coisas no centro e meu celular descarregou por completo a bateria, resolvi dar uma olhada em algum power bank para comprar no comércio local, claro que se for por no lápis sempre sairá mais caro que comprar online, mas as vezes precisamos tambem dar uma força para o comércio local.

Já tive experiências ruins com power bank no passado, em 2010. Naquela época a tecnologia para armazenamento de energia para celulares estava ainda no seu inicio, pessoal não se importava muito em "ficar" com bateria o tempo todo. O power bank que comprei no passado, era de uma marca ruim que nem me lembro e dava no máximo 1 carga no aparelho por incompleto. Durou 1 ano talvez.

Então ontem, vi várias opções, mas queria um que fosse mais leve para não precisavar levar um tijolo dentro de uma mochila ou até no bolso e que fornecesse carga suficiente para pelo menos 2 cargas completas no celular, eu não precisava de algo para acampar por exemplo, ou para uma pescaria (sei la) então já tinha em mente que 5000mah ou 10000mah serviria tranquilamente para minha necessidade.

Leia mais...

Backdoor no XZ, o portão foi aberto e não será mais fechado.

April 02, 2024 — Jefferson Carneiro

Creio que após o ocorrido da implementação do backdoor no XZ um portão nunca antes aberto foi violado e não vai ser mais fechado. Isso me fez pensar por dias o quanto toda a estrutura das distribuições GNU/Linux sao frágeis, muitas vezes ficam pairadas em cima de projetos os quais não tem nenhuma condição de continuar.

Veja a imagem e reflita:

Software

Como é o caso do projeto XZ, infelizmente não tinha condição de continuar o desenvolvimento até que as coisas ficassem melhores. Se o backdoor fosse bem implementado (pelo menos no estágio final) teriamos um desastre! Faça a soma comigo:

Leia mais...