← Voltar

E o Estudo?

Data: 06/05/2018


Estou desempregado desde a metade do ano de 2017, e fiquei muito vagabundo neste meio tempo.
Bom em partes! mas antes de dizer o por que preciso me explicar. Trabalho com GNU/Linux desde 2005, isto não é um mistério pra ninguém, trabalhei com servidores até 2012 e após isto sai do ramo de servidores e fui para o Help Desk ou o famoso Suporte, ficava no chat 12 horas por dia, mas trabalhava na comodidade da minha casa ganhando 30% mais que trabalhando trancado em box de servidores.
Peguei algumas grandes empresas para trabalhar, só que não obtive muita aprendizagem de 2012 para cá! Por que? simples, eu não tinha o por que estudar, normalmente o suporte "técnico" era bizarro, perguntas do tipo: Como alterar o meu DNS da minha VPS ou Como iniciar um Script junto com o servidor, eram frequentes, resultado... me tornei vagabundo.

Neste meio tempo eu me aprofundei em programação em Shell Script (Dialeto Bash), botei na cabeça que queria ser o melhor do Brasil quando o assunto era programação em Shell. Melhorei muito meu jeito de programar, e minhas habilidades, minha lógica ficou mais aguçada, Meu programas ficaram 100% mais profissionais do que 2~3 anos atrás, onde eu fazia muito para pouco, se é que você me entende.

Eu continuo querendo ser o melhor, não larguei essa ideia e não quero largar, se você tem medo de gigantes e não tem coragem de esbarrar de frente, seu nome nunca será lembrado. Vamos continuar, mas vou tirar o pé do freio um pouco, necessito retornar os estudos de GNU/Linux em geral! Por que? bom eu quero voltar para o ramo de servidores, para isto preciso estar de volta a ativa, muita coisa mudou de 2012 para cá e muita coisa eu esqueci.
Por exemplo, o samba, é claro que eu sei como configurar, mas faz muito tempo que não configuro um servidor com samba, um servidor FTP também, não tem necessidade fazer estes esquemas em um desktop caseiro, sacou? e ai que entra a fase do esquecimento. Não quer dizer que virei um noob, mas não estou tão afiado como ultimamente, a distribuição que mais trabalhei foi Debian, e cara eu odeio SYSTEMD! quando foi lançado eu achava uma boa ideia, e temos que admitir que o SYSTEMD tem um boot muito sinistro comparado com o SYSVNIT por exemplo, a diferença é gritante... Porem com o passar do tempo vi que o SYSTEMD quer comer tudo ou seja ele quer fazer todas funcionalidades e isso não é nada bom.

Bom tenho que engolir isso e deixar meu orgulho anti SYSTEMD de lado, vou partir para a leitura... to afim de fazer uma maratona do guia foca (Iniciante - Avançado), mesmo desatualizado desde 2010 é uma boa fonte.
E pois é, eu vou ler desde o iniciante! pra que isso? bom para refrescar a memoria ela necessita e isso é de extrema importância. Tem um livro que eu gosto muito que já consumi 2 vezes Linux a Bíblia, é um livro muito top, peguei emprestado para ler, quero conseguir comprar este livro para engolir. :)
Ahhhh quero começar a investir em livros novamente, PDF cansa muito para leitura! eu nunca tive um leque de livros sobre Linux, normalmente eu pegava emprestado da biblioteca, dos amigos ou fazia a leitura de um PDF pirateado na internet. Vida de pobre

Bom fico por aqui! meu primeiro post neste novo site ;)
FUI......