Slackjeff Wiki

Bits que significam

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


howto:comandosirc

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anteriorRevisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
howto:comandosirc [2022/11/29 12:38] – Modos de Canal - Encaminhamento de canal devnullhowto:comandosirc [2022/12/07 19:21] (atual) – [Apagando o registro do seu nick] devnull
Linha 23: Linha 23:
 </code> </code>
  
-===== Operações com Nicks =====+===== Operações com o próprio Nick =====
  
-==== Crie um Nick ====+==== Escolha um Nick ====
  
 A maior parte dos Clientes IRC, já tem um campo para você informar o NICK que deseja usar. É uma forma de te identificar para todos. Você pode utilizar seu nome real ou não, fica a seu inteiro critério. A maior parte dos Clientes IRC, já tem um campo para você informar o NICK que deseja usar. É uma forma de te identificar para todos. Você pode utilizar seu nome real ou não, fica a seu inteiro critério.
Linha 70: Linha 70:
 /msg nickserv unregister SeuNick /msg nickserv unregister SeuNick
 </code> </code>
 +
 +
 +==== Marcando como Ausente ====
 +
 +Para indicar para todos que está ausente do servidor (apesar de online), digite:
 +
 +<code>
 +/away Motivo da Ausência
 +</code>
 +
 +Para retornar ao status de "online", digite:
 +
 +<code>
 +/back
 +</code>
 +
 +===== Operações com outros Nicks =====
  
 ==== Converse em Particular com outro Nick ==== ==== Converse em Particular com outro Nick ====
Linha 97: Linha 114:
 <code> <code>
 /msg nickserv info NickDoUsuario /msg nickserv info NickDoUsuario
 +</code>
 +
 +==== Ignorar ====
 +
 +Permite ignorar mensagens (públicas ou privadas) de outros usuários.
 +
 +Essa opção é exclusiva do cliente utilizado. Então para saber a sintaxe do comando para seu cliente, digite:
 +
 +<code>
 +/help ignore
 +</code>
 +
 +==== Ping (CTCP) ====
 +
 +Para testar o tempo de resposta de outro nick com o seu, a fim de avaliar possíveis problemas com conexão, Será retornado o tempo em milissegundos desse retorno:
 +
 +<code>
 +/CTCP Nick ping
 +</code>
 +
 +==== Obter informações do Cliente e Sistema Operacional (CTCP) ====
 +
 +Para obter informações do Cliente utilizado pelo Nick, incluindo Sistema Operacional, digite:
 +
 +<code>
 +/CTCP Nick version
 </code> </code>
  
Linha 119: Linha 162:
 <code> <code>
 /topic Digite o Topico que quiser para seu Canal /topic Digite o Topico que quiser para seu Canal
 +</code>
 +
 +==== Apague seu Canal ====
 +
 +Para apagar um canal já registrado em seu nome, digite:
 +
 +<code>
 +/msg ChanServ unregister #seucanal
 +</code>
 +
 +O servidor retornará um código de confirmação, em seguida repita o comando seguido pelo código:
 +
 +<code>
 +/msg ChanServ unregister #seucanal CODIGO_RECEBIDO
 </code> </code>
  
Linha 137: Linha 194:
 Esses tipos de privilégios são: Esses tipos de privilégios são:
  
-~Fundador do Canal: Possui poderes irrestritos no canal.+(q) Fundador do Canal: Possui poderes irrestritos no canal.
  
-&Administrador do Canal: Possui poderes administrativos no canal, e podem ser kickados (retirados a força) por outros usuários.+(a) Administrador do Canal (a): Possui poderes administrativos no canal, e podem ser kickados (retirados a força) por outros usuários.
  
-@Operadores: Moderadores do Canal. Podem dar privilégios para outros usuários, podem dar kick (derrubar) e banir usuários, além de modificar o tópico dos canais.+(o) Operadores: Moderadores do Canal. Podem dar privilégios para outros usuários, podem dar kick (derrubar) e banir usuários, além de modificar o tópico dos canais.
  
-%Meio Operador: Semelhante aos operadores, mas não podem banir usuários, apenas derrubá-los.+(h) Meio Operador: Semelhante aos operadores, mas não podem banir usuários, apenas derrubá-los.
  
-+Voz: Usuários com voz é menor privilégio dentro de um canal. Quando o canal é moderado, estes usuários tem permissão para falar no canal.+(v) Voz: Usuários com voz é menor privilégio dentro de um canal. Quando o canal é moderado, estes usuários tem permissão para falar no canal.
  
 ==== Conceder Privilégio Temporário para Nicks ==== ==== Conceder Privilégio Temporário para Nicks ====
Linha 177: Linha 234:
 </code> </code>
  
-==== Conceder Privilégio Permanente para Nicks ====+==== Conceder Privilégio Permanente (automático) para Nicks ====
  
-Para dar privilégios permanentes para outros usuários, por regra, você também precisa ter um privilégio permanente no canal.+Para dar privilégios permanente (automático ao entrar no canal) para outros Nicks, por regra, você também precisa ter um privilégio permanente no canal.
  
 Em privilégios permanentes, quando o usuário sair e entrar novamente no canal, os privilégios permanentes serão aplicados. Em privilégios permanentes, quando o usuário sair e entrar novamente no canal, os privilégios permanentes serão aplicados.
 +
 +Para dar privilégio de Administrador do canal, digite:
 +
 +<code>
 +/ChanServ amode #NomeDoCanal +a NickDoUsuario
 +</code>
  
 Para dar privilégio de Operador do canal, digite: Para dar privilégio de Operador do canal, digite:
Linha 213: Linha 276:
 <code> <code>
 /MODE #NomeDoCanal +f #NomeDoCanalParaEncaminhar /MODE #NomeDoCanal +f #NomeDoCanalParaEncaminhar
 +</code>
 +
 +== Canal apara apenas Convidados ==
 +
 +Um Canal com este modo, não permite que ninguém entre num canal, a menos que o operador do canal convide o Nick para entrar no canal.
 +
 +Para colocar o modo de apenas convidados no canal:
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +i
 +</code>
 +
 +O posterior convite pode ser feito aos nicks utilizando o comando /invite:
 +
 +<code>
 +/invite Nick #NomeDoCanal
 +</code>
 +
 +== Proteção por Senha ==
 +
 +O Canal com este modo é protegido por senha. Os usuarios não conseguirão entrar no canal se não souberem a senha, menos os operadores de canal, que tem entrada liberada sem necessidade de informar a senha.
 +
 +Para proteger o canal por Senha, digite:
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +k SENHADOCANAL
 +</code>
 +
 +Para os usuários entrarem no canal protegido por senha, eles deverão digitar:
 +
 +<code>
 +/join #NomeDoCanal SENHADOCANAL
 +</code>
 +
 +== Limite de Usuários no Canal ==
 +
 +Este modo limita a quantidade de usuários que podem entrar no canal. Para limitar o numero de pessoas dentro do canal, digite:
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +l QUANTIDADE_PESSOAS
 +</code>
 +
 +== Canal Moderado ==
 +
 +Em canais moderados, apenas pessoas com Privilégio (Voz, MeioModerador, Moderador, ou Operador) poderão conversar no Canal. Os usuarios sem privilégio poderão apenas ler as mensagens. Recurso muito utilizado quando estao enviando spam no canal.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +m
 +</code>
 +
 +== Sem mensagens externas ==
 +
 +Este modo de canal já é ativo por padrão. Ele determina que apenas usuários que estão dentro do canal, poderão enviar mensagens neste canal. Caso contrário, usuarios que não estão dentro do canal poderão enviar mensagens dentro dele. Não é recomendado retirar este modo.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +n
 +</code>
 +
 +== Apenas usuários registrados no canal ==
 +
 +Este modo determina que apenas usuários registrados possam entrar no canal. Usuarios registrados são aqueles que registram o Nick pelo NickServ. Usuários não registrados não conseguirão entrar no canal.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +R
 +</code>
 +
 +== Apenas Usuários Registrados podem falar no canal ==
 +
 +Este modo determina que apenas usuários registrados possam falar no canal. Usuarios registrados são aqueles que registram o Nick pelo NickServ. Usuários não registrados conseguirão entrar no canal, mas não conseguirão falar no canal.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +M
 +</code>
 +
 +== Esconder um Canal ==
 +
 +Este modo esconde seu canal do /list, e do /whois.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +s
 +</code>
 +
 +== Apenas Operador alteram Topico do Canal ==
 +
 +Este modo é habilitado por padrão, e determina que apenas operadores possam alterar o tópico de um canal.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +t
 +</code>
 +
 +== Apenas Operadores podem ler mensagens de usuarios sem privilégio ==
 +
 +Este modo determina que apenas operadores vejam mensagens de usuários sem privilégio, até que o operador decida dar VOZ para este usuário. Com voz, todos poderão visualizar as mensagens.
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal +U
 +</code>
 +
 +== Remover modos de Canal ==
 +
 +Para remover os modos de canal, basta utilizar o sinal de - para o modo que ser retirar.
 +
 +Ex: para retirar a proteção de senha do canal:
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal -k
 +</code>
 +
 +==== Banir usuários de um Canal ====
 +
 +Usuários que estiverem sendo MUITO desrespeitosos e INCONVENIENTES, agindo de muita má-fe, podem ser banidos do canal. Estes usuários não conseguirão voltar ao canal, até que sejam DESBANIDOS. Todos os usuários com permissão de Operador para Cima podem banir usuarios. Para banir um usuário, digite:
 +
 +<code>
 +/msg chanserv howtoban #NomeDoCanal NickParaBanir
 +</code>
 +
 +O IRC te retornará o comando para banir este usuário, que geralmente é baseado no IP deste usuário. Desta forma, mesmo que este usuário troque no nick, ele não conseguirá entrar novamente no canal.
 +
 +Para verificar todos os Bans de um canal:
 +
 +<code>
 +/MODE #NomeDoCanal b
 </code> </code>
howto/comandosirc.1669736296.txt.gz · Última modificação: 2022/11/29 12:38 por devnull