Slackjeff Wiki

Bits que significam

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


utils:abrangencia

Abrangência (utilitários)

Este contexto (utils) é responsável por guias, tutoriais e artigos sobre utilitários de sistema. Utilitários são programas mais simples, em geral providos pelos próprios sistemas (podendo variar um pouco entre cada sistema), e com um escopo de uso abrangente.

O que são utilitários?

Para saber o que encontrar neste tópico é preciso compreender qual o conceito de utilitário segundo a Wiki. Antes de mais nada, utilitários são programas de computador, e programas de computador automatizam tarefas. E já que existem programas que não se encaixam na categoria de utilitários, que tipos de tarefa um programa utilitário automatiza?

Utilitários automatizam operações básicas, que não representam um fim em si mesmas. Por exemplo, existem utilitários que ordenam linhas de texto, que pesquisam por um arquivo ou que formatam manuais. Nenhuma dessas operações é um fim em si mesma, elas servem como um passo para algum outro propósito.

Por exemplo, ordenar linhas pode servir para facilitar alguma outra operação posterior (como remover duplicatas ou definir a ordem de execução de outra operação com base nessas linhas, ou ainda inserir uma lista ordenada em um relatório). Mas ninguém ordena linhas apenas por ordenar.

Muitas vezes, o uso de vários utilitários em conjunto pode servir para atingir algum propósito. Há exceções, obviamente, pois alguns utilitários podem ser muito versáteis, mas frequentemente a versatilidade de um utilitário está mais na sua combinação com outros utilitários do que nas funcionalidades que implementa.

Não raro, utilitários possuem uma importância para o funcionamento básico de um sistema operacional, e são distribuídos junto com esse sistema.

Não escopo

Como você já deve imaginar, existem também programas que não são utilitários, e que são cobertos por essa wiki. Saber em que categoria se encaixam esses outros programas pode parecer um pouco difícil a princípio, portanto esta seção se dedica a mostrar as principais diferenças que você deve saber.

Drivers

Para saber mais, consulte a abrangência de hardware.

Jogos

Obviamente, jogos não são utilitários. Eles são programas especificamente destinados ao entretenimento (e possivelmente à educação também). Existem também as bibliotecas e frameworks que implementam funcionalidades básicas de jogos, usadas para criar jogos, que tampouco podem ser categorizadas aqui como utilitários.

Para saber mais, consulte a abrangência de jogos.

Aplicações

A divisão entre utilitários e aplicações pode ser difícil de traçar, porém espero que os critérios a seguir ajudem na compreensão da diferença fundamental.

Enquanto utilitários servem para automatizar um conjunto restrito de operações básicas, que podem servir a múltiplos propósitos, aplicações automatizam um amplo conjunto de operações, que servem a propósitos mais específicos. Perceba, portanto que o foco muda de acordo com o número de operações e com o número de finalidades possíveis.

As operações de uma aplicação precisam ser orquestradas, e por isso são projetadas para ser obrigatoriamente usadas em conjunto, enquanto as operações de utilitários podem ser consideradas isoladamente (ainda que seja possível combinar essas operações). O uso combinado de vários utilitários pode muitas vezes se assemelhar ao funcionamento de uma aplicação, mas dificilmente um utilitário isolado se parecerá com uma aplicação.

Em geral, isso significa que aplicações tendem a ser mais complexas que utilitários, já que elas possuem uma abrangência maior de operações que devem implementar.

Outro quesito que pode auxiliar na diferenciação é a padronização. Utilitários podem ser integralmente parte de um padrão. Isso ocorre, por exemplo, com o padrão POSIX, que abrange diversos utilitários de sistema. Cada um desses utilitários está integralmente definido dentro do padrão. Aplicações, por outro lado, podem possuir apenas partes aderentes a algum padrão (como formatos de arquivos que usa ou APIs que expõem para acesso a suas funcionalidades), mas dificilmente serão integralmente especificadas em um padrão.

Para saber mais, consulte a abrangência de aplicações.

Utilitários x programas de rede

Muitos programas voltados para identificação, teste e configuração de rede em um sistema poderiam, sem problema algum, ser classificadas como utilitários. Porém, como já existe um tópico dedicado a esse assunto, esses programas não devem ser tratados aqui.

Para saber mais, consulte a abrangência de redes.

Utilitários x programas de segurança

Outro tipo de programa que não deve ser tratado neste tópico de utilitários são os programas mais especificamente voltados para segurança, pois já existe um outro tópico dedicado a isto.

Para saber mais, consulte a abrangência de segurança.

utils/abrangencia.txt · Última modificação: 2024/12/25 19:36 por hrcerq